O que é a Psicanálise?
- Valéria Santos
- 19 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de jul. de 2023

"O objetivo da psicanálise não é curar pessoas, mas mostrar que não há nada de errado com elas" A. Phillips
A Psicanálise é o estudo do inconsciente, estudo do ser humano como um todo. Freud foi o fundador da psicanálise, em meados de 1890, sendo oficializado em 1900 com o seu livro “A interpretação dos sonhos”.
A psicanálise nos ensina que tudo tem um significado e pode ser interpretado, mas que "as vezes um charuto é só um charuto" (Freud), mas em geral o que se fala, a forma como se fala, o silêncio, a maneira como se movimenta, como se relaciona, como se veste, os sonhos, as chistes (piada, gracejos), tudo é passível de análise.
Freud desenvolveu a psicanálise a partir de seus estudos e atendimentos, ele era formado em medicina com especialização em neurologia e psiquiatria, ele passou por um estágio na França onde conheceu o Dr. Charcot que tinha um trabalho com as histéricas, diferente do protocolo da época, o convencional era trata-las com internações, medicações fortes, eletrochoques. Mas Dr. Charcot, as tratava com hipnose.
Freud ficou impressionado com a técnica e começou a utiliza-la, usou a técnica por um tempo, mas logo viu que os resultados e benefícios não eram duradouros e concisos.
Em estudo com o Dr. Breuer, chegaram na associação livre que se tornou a base da psicanálise.
Freud e Breuer romperam, e Freud seguiu sozinho nos estudos do que se tornou a Psicanálise, após o lançamento do
livro “A interpretação dos sonhos”, novos adeptos foram surgindo como Jung (posteriormente mudou de abordagem).
O pai da psicanálise era um incansável estudioso, que estava sempre revendo e reestruturando suas teorias e elaborando os conceitos. Muitos dos psicanalistas da época trouxeram complementos e abriram linhas para diferentes campos de tratamento. Atualmente a psicanálise continua recebendo contribuições de diversas escolas psicanalíticas.
A psicanálise é um estudo vivo, que está sempre em melhoria.
A terapia com abordagem psicanalítica, permite ao consulente falar e se expressar de forma livre, como
propôs Freud quando cunhou o termo “associação livre", onde a terapeuta deve ouvir e ver, de forma livre sem julgamento, críticas ou pressões morais. Tudo é experiência e parte da história individual e de desenvolvimento de cada um, desta forma, a(o) psicanalista auxilia a(o) consulente a organizar seus pensamentos e, a partir dessa organização, a(o) própria(o) consulente é capaz de tomar as próprias decisões.
A psicanálise tem o compromisso ético e social de escutar sem julgar, de dar suporte a consulente para que esta se firme em sua verdade. Temos a premissa,
da ética, do sigilo e da preservação de dados, portanto tudo que é dito em terapia só diz respeito ao analista e ao analisando, proporcionando assim um ambiente seguro e acolhedor.
Hoje em dia temos a possibilidade de realizar atendimentos online, através de vídeo chamada, possibilitando o tratamento de ansiedades, fobias, manias, depressão, traumas, entre outros.
Esse foi um breve resumo sobre o que é a Psicanálise, em breve falaremos mais. Deixe sua dúvida, entre em contato e agende sua sessão.